30 de nov. de 2010

Temperatura: fator importante na prática de atividades físicas.


Nosso corpo está sempre buscando a homeostase, ou seja, o estado de equilíbrio. Quando há alguma alteração no metabolismo os sistemas apresentam propriedades especiais que devem ser mantidas para que funcionem adequadamente. Se a pressão sobe, deve baixar; se há muito sal, deve-se diminuí-lo; se o corpo esquenta, deve esfriar. Para todas essas e outras circunstâncias, o indivíduo tem mecanismos para reverter a função alterada para padrões adequados, considerados normais.

“Os seres humanos desenvolveram diversas formas de cultura que nos permitem viver nos diferentes ambientes existente no planeta: desde as florestas quentes e secas na África, onde surgiram nossos primeiros antepassados, até os desertos gelados do Ártico.

Nosso organismo responde a desafios térmicos do ambiente da mesma forma que os nossos antepassados que viviam na África há 150 mil anos.

Precisamos manter a temperatura interna do nosso corpo, especialmente a do cérebro relativamente constante. Para isto, contamos com mecanismos fisiológicos que nos permitem ajustar a temperatura do cérebro em torno de 37 graus Celsius: cinco graus acima podemos morrer de calor e, cinco graus abaixo, de frio.

O cérebro percebe de forma contínua quando o corpo está esquentando ou esfriando. No calor ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, para aumentar a sua temperatura e a transferência de calor para o ambiente. Surge a produção de suor que, se evaporado, retira calor da pele, resfriando o sangue e, como consequência, o corpo. No frio inversamente, ocorre a redução do fluxo de sangue, para conservar o calor no interior do corpo.

A aclimatização ocorre tanto para o frio quanto para o calor, de forma independente e simultânea se necessário.

Uma vez que o controle da temperatura interna depende do metabolismo corporal e o exercício resulta num aumento do metabolismo, as atividades físicas profissionais, educativas e esportivas devem ser consideradas como parte do problema a ser enfrentado na adaptação dos seres humanos ao clima. O calor do exercício num ambiente frio pode ajudar a manter a temperatura interna constante enquanto o mesmo exercício pode produzir uma quantidade perigosa de calor, se o ambiente quente impedir a sua dissipação.

Diante disso, é necessária a disseminação do conhecimento científico relacionado com os efeitos do ambiente térmico sobre nossa vida. Para que possamos cuidar da aclimatação e da prevenção dos problemas causados pelo clima.” ( RODRIGUES, 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...