23 de mai. de 2011

Primeiros Socorros: Novas Diretrizes RCP 2010 AHA

O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O novo primeiro passo da RCP é aplicar compressões torácicas em vez de abrir primeiro as vias aéreas e aplicar as insuflações.
O formato anterior usava o A-B-C para designar Vias aéreas, Insuflações e Compressões. A nova forma usa C-A-B, para designar compressões, vias aéreas e insuflações. Ao iniciar pelas compressões, além de ser mais fácil de lembrar, será benéfico para a maioria das vítimas que poderão ser salvas, afirma o Dr. Michael R. Sayre, responsável pelo Comitê de Emergências Cardiovasculares da American Heart Association, e co-autor da síntese das diretrizes de 2010 para RCP e atendimentos às emergências cardiovasculares da AHA.
A forma antiga, diz ele, estava atrasando as compressões torácicas, o que é fundamental para manter o sangue circulando.
Como aplicar a nova RCP

Estes são os passos que orientam os procedimentos da nova RCP 2010:

1. Chame o Serviço de Emergências Médicas da sua localidade ou peça para alguém chamar.

2. Tente fazer a pessoa responder; se ela não responder, coloque a pessoa deitada de costas.

3. Inicie as compressões no peito. Coloque a base da sua mão no centro do peito da vítima. Coloque a sua outra mão. Entrelace os dedos.

4. Comprima com força para afundar pelo menos 5 cm o peito de adultos e crianças e 4 cm o peito do bebê. “Comprima cem vezes por minuto ou até mesmo um pouco mais rápido, será melhor” diz Sayre. (Esse é o ritmo igual a batida que os Bee Gees usam na música "Stayin' Alive.")

5. Se a pessoa estiver participando de treinamento em RCP, ela deverá então aprender a abrir as vias aéreas reclinando a cabeça e erguendo o queixo da vítima.

6. Pince o nariz da vítima. Respire normalmente e então sele sua boca sobre a boca da vítima e aplique duas insuflações com duração de um segundo cada, observando se o peito da vítima sobe.

7. Continue aplicando as compressões e insuflações na proporção de 30 compressões para duas insuflações, até o Resgate chegar.

Um comentário:

  1. Fui ouvir Stayin' Alive só pra sakar a tal batida... agora nao esqueço mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...