14 de dez. de 2010

Quando vamos parar?

Muito se fala da degradação que o meio ambiente vem sofrendo. Desmatamentos, queimadas, lixo e poluição das águas. Viver com qualidade torna-se impossível; mais doenças aparecem, superbactérias, mutações virais, resultado de uma interação prejudicial. A natureza sabe pedir socorro, conquanto não ouvimos sua voz que murmura nos dias quentes e nos dias tempestuosos. Sabemos reclamar dos efeitos que nos prejudicam, mas não paramos para intervir.

Quando criança admirava os campos, os animais, as flores, o vento fresco e o entardecer me enchiam os olhos. Não conhecia tantas parafernalhas tecnológicas e mesmo assim meu mundo era bonito e agradável. Hoje olho para o passado com certa nostalgia, saudade de olhar a beleza de forma inocente.

Agora vejo ao meu redor edificações, descobertas sensacionais, guerras civis, confrontos internos e externos e um mundo saturado de informações. E então me pergunto: Quando vamos parar?

Refletir anda sendo difícil pra você? Acho que nos preocupamos mais com o carro do ano, com a 'roupa da hora' do que com o próprio ar que respiramos.

Um comentário:

  1. No meu trabalho me criticam muito por deixar o meu carro em casa e ir de ônibus. É triste as vezes, no centro da cidade, vc ver todo aquele trânsito sem andar, e sentir o cheiro do escapamento dos carros queimando todo aquele óleo. Vc olha para as pessoas dentro dos carros sozinhas, que as vezes são vizinhas, e elas se acham "ricas", lindas e únicas.
    Realmente é uma pobreza!

    Quando começamos a separar o lixo reciclável aqui em casa para entregar para o caminhão de coleta da prefeitura, eu percebi o quanto de lixo nós produzimos. É enorme! E pena que ainda são poucas pessoas que fazem isso. Dias atrás, minha mãe colocou a caixa com o lixo na rua para a coleta, veio a chuva com vento forte e derrubou tudo.
    Quando percebi que o lixo estava no chão e o caminhão estava chegando, fiz questão de ir lá na chuva ajudar a catar tudo do chão e ajudei a jogar no caminhão.
    Acho que foi essa chuva que me deixou com essa tosse chata...rs... mas achei legal. É bom participar!
    Pena que são poucos que participam, né!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...