28 de mar. de 2011

O que é a Casa da Cultura Digital?

Afinal, o que é Casa da Cultura Digital?

Sempre me fazem essa pergunta. Sempre fico pensando o que responder.

Escrevi este texto, para compartilhar com quem queira realmente entender um pouco mais o que estamos construindo a partir do centro de São Paulo, o epicentro geográfico de nossa explosão…

*Oswald redivivo,
no fluxo atemporal da cultura
Contra o (neg)ócio
O (sacerd)ócio
A favor do ócio
E da política da afetividade

* Foi em Cibernética – canção escrita com a lava da erupção contracultural do fim da década de 1960 – que Gilberto Gil cantou: “que a luta pela acumulação de bens materiais/Já não será preciso continuar’. Talvez nesse verso se encontre a chave que abre a compreensão sobre o que é Casa da Cultura Digital: um espaço aberto em todos os aspectos (inclusive na liberdade de escolha sobre como se organizar), onde pessoas trabalham não para acumular, mas para fazer aquilo em que acreditam, da forma que acreditam, com quem acreditam, em torno das enormes possibilidades geradas pelas redes interconectadas e pelo livre pensar. Passado ano e meio da ocupação da Vila da Vitorino Carmilo, vejo a Casa (como a ela me refiro, embora saiba que CCD seja mais comum nos nossos corredores) como uma rede de pequenos empreendimentos e grandes pessoas, em que a tecnologia e o desejo de transformar a realidade se amalgamam produzindo momentos maravilhosos. Tudo o que ali se faz aponta para direção incerta e ainda assim a falta de certezas não inibe a vontade de caminhar. Pelo contrário, são justamente as pessoas adaptáveis ao ambiente líquido e mutante do mundo contemporâneo que acabam por se aproximar e conseguem permanecer na Casa.

A dimensão política da Casa da Cultura Digital é inegável, mas ali ela não chega sem o aporte fundamental da reflexão estética e do bom humor. É uma política vaporosa (política pública soft!), que produz fluxos, adaptando-se ao espaço (do fim do espaço) e ao tempo (do fim do tempo). Política generosa, baseada em programas e princípios, e não na mera especulação pelo poder, como ocorre de forma dominante em nossa sociedade. Talvez seja isso.

A Casa da Cultura Digital é uma rede. Um enxame: com sua ausência de controle centralizado imposto, suas subunidades autônomas e altamente conectadas e sua configuração de pares que exercem influencia uns nos outros. Sua “força e resistência não vêm da concentração, da pureza, unidade, mas da disseminação, da heterogeneidade e do cuidadoso trançado de ligações frágeis”(1).
(1) Trecho de Lúcia Santaella e Renata Lemos

Escrito por Rodrigo Savazoni

Retirado de : http://www.trezentos.blog.br/?p=5619

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...