Um dos hábitos que podem alavancar sua carreira é o da leitura. Através dos livros, podemos ter acesso direto às maiores mentes do planeta. Isso significa que em vez de estar conversando com seu companheiro de baia ou com um estagiário da Globo.com, você pode estar falando diretamente com Albert Einstein, por exemplo.
Mesmo dentro do hábito da leitura, entretanto, existem diversos níveis de profundidade. Você pode ler apenas superficialmente, como faz quando pega uma revista velha no consultório médico. Ou pode ler passivamente, quando se deita com um livro e vai lendo duas páginas. A melhor maneira para uma leitura profunda, entretanto, é o que se chama de leitura ativa.
Na leitura ativa, você interage com o livro. Em vez de apenas passar os olhos, você o pega, escreve, rabisca, marca páginas. Sublinha os trechos interessantes, escreve sua opinião, anota como aquilo pode ser útil na sua vida profissional ou pessoal.
Para praticar a leitura ativa, você vai precisar de alguns materiais: um lápis (sugerimos um simples lápis preto número 2, bem apontado) ou uma caneta (que pode ser uma vermelha de ponta fina), uma caixinha de post-it flags e um caderno de notas.
Primeiro você precisa definir se pode rabiscar o livro. Se é um livro emprestado ou de uma biblioteca, as anotações devem ser feitas no caderno de notas. Uma dica interessante é sempre começar anotando o livro, autor, edição e página a que se refere a anotação.
Se o livro é seu e você não acha mal riscá-lo para sempre, vá em frente com a caneta. A cor vermelha destaca-se mais, facilitando a localização posterior das notas. Há os que preferem, entretanto, ter uma opção reversível. Para esses, o uso de lápis é mais recomendado.
Puxe setas ou circule as áreas de interesse e faça as anotações nas laterais ou rodapé. O espaço pequeno nos força a ser mais sucinto e objetivo, com efeito semelhante ao que acontece no Twitter. Não estamos, afinal, querendo competir com o autor do livro.
Se uma página inteira lhe chama atenção, faça uso dos post-it flags. Elas podem ser colocadas e retiradas com facilidade e ainda recebem anotações. Você pode criar um esquema de cores próprio para suas notas. Vermelho pode ser importante, verde pode significar revisar com atenção, azul pode ser relacionado a algum projeto e assim vai.
Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e entendo. – Confúcio
Faça um teste e experimente ler seu próximo livro dessa maneira e depois nos conte a diferença. Garantimos que o conteúdo será absorvido com maior intensidade do que era na leitura passiva.
Retirado de : http://mude.nu/carreira/como-marcar-e-fazer-anotacoes-em-paginas-de-livros-com-eficiencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário