4 de jan. de 2011

Do you speak English?

Falar mais de uma língua pode atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer.

Eis a conclusão de um trabalho do Instituto de Pesquisa Rotman, no Canadá, depois de acompanhar cerca de 200 portadores do mal que afeta a memória. Metade dos participantes se comunicava em apenas um idioma e o restante era bilíngue: “Comparando os dois grupos, notamos que as pessoas aptas a falar duas línguas demoraram quase cinco anos a mais para desenvolver os sintomas do Alzheimer”, diz o cientista Fergus Craik. “É um indício de que essa capacidade retarda o início do distúrbio”. Mas é bom esclarecer: “Ser bilíngue não reduz o risco do problema”, mas queremos saber agora se isso pode tornar mais lenta sua progressão”, conta Craik

Cérebro Ativo

Os especialistas canadenses acreditam que as habilidades no campo da linguagem reforçam os laços entre as células nervosas, aumentam a reserva de neurônios em áreas da massa cinzenta envolvidas com a cognição e favorecem o fluxo sanguíneo para o órgão. Tudo isso parece garantir uma maior proteção contra males neurodegenerativos.

Fonte: Revista Saúde

Um comentário:

  1. Já tem alguns anos que estudo sozinho mais 2 línguas. Estudo pra aprender para o lado profissional e pessoal, por curiosidade.
    Acho que realmente trabalha muito bem a mente. Vc fica mais atento com relação à interpretação.
    Sempre pego no pé da minha mãe pra que ela exercite a mente... ler um livro ou um site que ache interessante. Faz bem!
    Meu pai tem um amigo que tem por volta dos 80 anos. O cara está sempre lendo e sempre tem opnião sobre algo. Ele é engenheiro mecânico formado na itália. Acho muito bacana quando eu vejo ele. Admiro! Claro que exercitar a mente não vai te deixar mais jovem, mas com certeza ter deixará sempre com uma mente esperta, aberta e boa. E assim vou te admirar tb...rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...