27 de nov. de 2010

Leitura: uma possibilidade de conquista

É possível alcançar sonhos, desejos, vontades e objetivos de inúmeras maneiras: pelo maniqueísmo do caminho do bem, do mal, ou por intermédio da escolha correta. Mas o que seria a escolha certa? Seria a boa? A mais difícil? A mais lucrativa? Ou aquela que leva ao propósito almejado sem agredir a integridade do outro?

Procurar pela escolha certa é fato praticamente unânime, contudo se revela diferente para cada um. Muitos são os caminhos os quais temos oportunidade de trilhar. O complicado é ter certeza se a opção escolhida foi a exata. Como prever? Que meios podem ajudar?


A leitura demonstra ser um dos mais magníficos meios de transmitir experiências e entender acontecimentos. A leitura que deve ser realizada não é somente aquela leitura de livros, textos on-line, jornais e revistas, mas, também, aquela leitura que se pode fazer de um ambiente, de uma conversa, um outdoor, uma situação e até mesmo uma pessoa.

Com auxílio da leitura e conhecimento se conseguem diplomas, empregos, dinheiro, respostas à questionamentos, mudanças na vida e, sobretudo, adquirimos maiores possibilidades de discernir a escolha certa das demais.

Por meio da leitura, hoje, sabemos das conseqüências do uso de uma bomba atômica, da promoção de um apartheid, da busca para formar uma suposta raça pura e superior e outras catástrofes históricas. Sabemos também sobre as maravilhosas e úteis descobertas científicas, como foi o passado, como é prazeroso entrar em um conto de fadas, viver uma Alice, ser um Peter Pan, o quão frustrante é ter as incertezas de um Bentinho, o quão belo é saber que seres como Madre Tereza, Martin Luther King e Gandhi não são utopias.

A leitura nos conta as falhas e acertos da história da humanidade, nos previne de erros já cometidos e nos dá segurança nas experiências que já deram certo. A leitura leva ao mundo dos sonhos, nos capacita a entender o presente e possibilita ter fé em um futuro melhor, relativamente previsível, porém, ainda desconhecido.

Por Ana Cláudia S. Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...