25 de nov. de 2010

Uma questão de profissão

     Estava pensando em um assunto bacana para postar, mas, infelizmente, minha cabeça hoje esta fraquinha de idéias. Fui etão ler algumas notícias pra ver se a idéia surgia e cheguei a notícias sobre o ENEM. Lamentável o que aconteceu esse ano. Fico indignada. Os mentores passam um ano inteiro programando fazer a dita cuja prova e os estudantes esperando ansiosos ( é um teste muito significativo para uma massa de estudantes, para mim inclusive foi importantíssima, me trouxe a um dos caminhos que hoje percorro), quando ela é aplicada uma decepção surge e hoje resulta em polêmica.
     Bem, mas a pauta é que devido ao tema da redação do ENEM acabei lembrando de um trabalho bem bacana que fiz junto com alguns colegas de curso algum tempo atrás. Daí resolvi extrair dele uma parte que particularmente acho interessante e discorre sobre a questão da profissão e os efeitos da sua conduta.

Espero que aproveitem a leitura!




Uma questão de profissão

A palavra profissão tem sua origem no latim professione¹ e atualmente agrega o significado de “trabalho que se prática com habilidade a serviço de terceiros” (SÁ, 2001, p.129), “atividade para a qual um indivíduo se preparou e que exerce ou não”, ou ainda “trabalho que uma pessoa faz para obter os recursos necessários à sua subsistência e à de seus dependentes; ocupação, ofício” (DICIONÁRIO HOUAISS, 2007).

         A profissão é de grande utilidade social, moral e individual, social por ser um dos meios de integração do indivíduo para com a sociedade, moral por estabelecer regras que são assumidas pelas pessoas como forma de manutenção da harmonia e do viver e individual por satisfazer algumas das necessidades básicas do homem, além de provar sua habilidade e personalidade.

        Todas as profissões possuem seu valor, o que muda é a sua área de atuação e a utilidade de dada profissão para cada indivíduo. É uma questão de ótica, aquela profissão que é muito prestigiada por uns pode não ser vista do mesmo modo por outro, o grau de valor varia conforme a necessidade de cada indivíduo em determinado instante ou situação.

A cada profissional cabe uma responsabilidade, tanto na dimensão de profissão quanto de indivíduo. Essa responsabilidade deve caminhar junto com a postura ética, a qual é construída ao longo do desenvolvimento, fundamentando-se na autonomia, coerência e consciência. Não basta apenas notificar uma informação necessária ao seu cliente ou lhe prestar o serviço de se agrado, mas sim desejar a prosperidade e sucesso de seu empreendimento junto à clientela.

O profissional ético deve ter como princípio o respeito ao próximo, esse é um dos alicerces fundamentais para que possa ser beneficiado com promoções, status, sucesso, retribuição da sociedade e bem-estar com sua consciência.


Pontuando a especialização
Desde muito há a discussão acerca da especialização, se ela marginaliza ou promove desenvolvimento. O fordismo mostra-se como uma das evidências do avanço que foi o processo de especialização, porém deve-se atentar ao fato de que qualquer tarefa se realiza em diversos âmbitos, que o geral ajuda a compreender o especializado com uma maior intensidade e o especializado ajudar a entender o geral com maior fidedignidade.

A frase de Antônio Lopes de Sá (2001, p.140) “não há cultura inútil, mas sim os que não sabem reconhecer a utilidade da cultura” reconhece a importância das relações interdisciplinares e multiculturais, nos levando a refletir a grandiosidade de cada sociedade e a importância do papel de cada indivíduo dentro do âmbito global.

Cada profissional, assim como cada indivíduo depende do outro, ninguém consegue alcançar os seus objetivos sozinhos ou ilesos de interferências externas como serviços de bancos, saúde, educação e outros, afinal vive-se em sociedades que são cada vez mais globais e com grande relação de interdependência. O profissional precisa reconhecer isto e atentar-se a necessidade de acompanhar o ritmo e interligação da expansão cultural para assim promover a melhoria de seus serviços em termos de utilidade e qualidade.


Texto acima baseia-se na seguinte bibliografia:
SÁ, Antônio Lopes. Ética profissional. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.
Ética. Disponível em <http: // www.bioetica.ufrgs.br/pesqger.ppt> . Acessado em 27/05/2009.
Ética profissional. Disponível em <http://www.abrasca.org.br/eventos/8premio/ Apresentacao_Dr_Lelio.ppt>. Acessado em 27/05/2009.
Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão 2.0a . Abril de 2007. Instituto Antônio Houaiss. Editora Objetiva.


Por Ana Claudia S. Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...