25 de nov. de 2010

Sangue: "Fluido da Vida".

Como hoje é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, vamos conhecer um pouco mais sobre esse símbolo tão importante.


O sangue sempre foi um poderoso símbolo. Os primeiros hominídeos provavelmente já associavam a perda de sangue à morte.
Antes que transfusões e hemogramas se tornassem procedimentos de rotina, as descobertas a respeito do sangue avançaram lentamente e as pesquisas sobre seu uso terapêutico foram que uma sucessão de tentativas e erros .
“ A função fisiológica do sangue começou a ser elucidada somente no século 17” Diz Dante Marcello Gallian. Até então, esse tecido conjuntivo em forma líquida, que transporta oxigênio, gás carbônico, nutrientes e toxinas, seguiu envolto em uma aura mística, que disfarçava a ignorância sobre suas verdadeiras atribuições. Somente no século 20 que a hematologia realmente progrediu.
Deuteronômio, um dos livros do Antigo Testamento diz: “ Somente esforça-te para que não comas o sangue, pois o sangue é a vida”.
No século 17, o médico britânico William Harvey decifrou o funcionamento do sistema circulatório e o papel do coração no bombeamento do sangue.

Saiba mais

LIVRO
Estudo Anatômico do Movimento do Coração

e do Sangue nos Animais, William Harvey,
Editora Unifesp, 2009.
O estudo de 1628 elucidou o funcionamento do

sistema circulatório.

Eslanny Alvarenga

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELO BLOG! REALMENTE FICOU MUITO LEGAL, OS TEXTOS SÃO DE QUALIDADE, QUE DE FATO VAI AJUDAR MUITAS PESSOAS, QUE SE INTERESSAM PELO ASSUNTO,DEMONSTRA O INTERESSE E AMOR PELA PROFISSÃO QUE IRÃO TER, SUCESSO É O QUE DESEJO!!
    RODRIGO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...